sexta-feira, 24 de junho de 2011

VAI SER MAMÃE? JÁ PARA A MUSCULAÇÃO!!!!



MUSCULAÇÃO SIM!


Seguindo os passos de qualquer outra atividade física praticada nesse período, é fundamental saber se a gestante já praticava ou não e se há liberação do medico para tal atividade, pois o profissional da área deve saber também se esta correndo tudo bem. Após este check up, avaliações físicas e anamnese, será prescrito exercícios de pouca sobrecarga, impactos e força para a grávida. Nessas horas é fundamental o Instrutor ou Personal Trainer usar o bom senso e buscar conhecimento para que se tenha certeza do que esta fazendo.

  • DICAS DO PROFISSIONAL
  • Fazer muito alongamento para a região lombar, musculatura interna das pernas e peitorais;
  • Posições de “barriga para baixo”, decúbito ventral, devem ser evitadas, pois pressionará grandes vasos sanguíneos;
  • Evitar ficar muito tempo na mesma posição (sentada ou em pé);
  • Adotar posições que não provoque grande força ou pressão abdominal;
  • Usar roupas e calçados adequados;
  • Incluir no treinamento exercícios para os músculos da pelve, abdome e diafragma, pois estas musculaturas vão facilitar o trabalho de parto se estiverem fortalecidas.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FISICA DURANTE A GESTAÇÃO: Contribui a circulação, prevenindo inchaços e edemas, promovendo menor sensação de peso e sobrecarga nas articulações.
ATENÇÃO! ALGUNS CASOS CONTRA-INDICADOS: Casos de pressão alta, dor de cabeça forte, sangramento ou perda de líquido, fadiga excessiva, desmaio, tontura, histórico de abortos repetidos.
RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS E IMPORTANTES: A pratica deve ser regular, como qualquer outra periodização, no mínimo 3 vezes na semana intensidade de leve a moderado. Exercícios sem suporte de peso corporal são os mais indicados, devido ao menor impacto, exemplo a MUSCULAÇÃO. Exercícios de relaxamento alongamento como alguns abordados no pilates ou yoga são indicados para complemento a musculação, nunca praticar até a exaustão, manter-se sempre bem hidratada para evitar o aumento elevado da temperatura corporal e sempre ter muita atenção com a dieta para prevenir o ganho de peso excessivo.

Arquivo pessoal/Karine Hartmann Gotz







SAIBA MAIS!!!

Um comentário: