domingo, 3 de julho de 2011

COLÉGIO ESTADUAL JUSSARA MARIA POLIDORO POLÍGRAFO DE FUTSAL - ENS. FUNDAMENTAL

COLÉGIO ESTADUAL JUSSARA MARIA POLIDORO
POLÍGRAFO DE FUTSAL - ENS. FUNDAMENTAL

PROFESSORA CAROLINE VASCONCELOS
BLOG: http://carolinegarcia2011.blogspot.com/




OBJETIVO DO FUTSAL:

Têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal.





FUNDAMENTOS DO FUTSAL
Os fundamentos do futsal são: Passe, recepção, condução, drible, chute e marcação.

PASSE: É a ação de enviar a bola para o seu companheiro ou determinado setor de jogo.

O passe é classificado da seguinte forma:
1. Em relação à distância do passe:
Curto (à distância de 04 metros).
Médio (à distância 4 a 10 metros).
Longo (acima de 10 metros).
2. Em relação à trajetória da bola:
Passe rasteiro.
Passe meia altura.
Passe parabólico.
3. Em relação à execução do passe:
Passe com a parte interna do pé.
Passe com a parte externa do pé.
Passe com a parte anterior do pé.
Passe com o solado do pé.
Passe com o dorso do pé.
4. Em relação ao espaço de jogo:
Passe lateral.
Passe diagonal.
Passe paralelo.
5. Em relação aos passes de habilidade:
Passe com a coxa.
Passe com o peito.
Passe com a cabeça.
Passe com o calcanhar.
Passe parabólico.

RECEPÇÃO: É a ação de interromper a trajetória da bola, vinda de passes ou arremessos.

A recepção é classificada da seguinte forma:
1. Em relação à trajetória da bola:
Rasteira.
Meia altura.
Parabólica.
2. Em relação à execução da recepção:
Rasteira (com a face interna, externa e solado do pé).
Meia altura (Com a parte anterior e interna da coxa e com a parte interna do pé).
Parabólica (com o peito, coxa, dorso, cabeça e solado).

CONDUÇÃO: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços da quadra de jogo.

A condução é classificada da seguinte forma:
1. Em relação à trajetória da bola:
Retilínea (Com a parte interna, externa e solado do pé).
Sinuosa (Com a parte interna e externa e com o solado e a parte interna do pé).

DRIBLE: É a ação individual exercida com a bola, com o objetivo de ludibriar adversário, podendo ser ofensivo ou defensivo.
  O drible é classificado da seguinte forma:
1. Em relação à aplicação do drible:
Com o jogador parado ou em deslocamento.
2. Em relação à execução do drible:
Poderá ser executado com os pés ou com o corpo.

CHUTE: É a ação de golpear a bola com os pés visando desviar ou trajetória da mesma.

O chute é classificado da seguinte forma:
1. Em relação à trajetória da bola:
Rasteiro
Meia altura
Pelo alto
2. Em relação ao tipo de chute:
Simples
Bate - pronto
Voleio
Bico
Cobertura
3. Em relação à execução:
Simples (Com o dorso do pé).
Bate - pronto (Com o dorso, a parte interna, externa e anterior do pé).
Voleio (Com o dorso do pé).
Bico (Com a parte anterior do pé).
Cobertura (Com a parte ântero-superior do pé).

MARCAÇÃO: É a ação de impedir que o adversário tome a posse de bola, e quando da posse da mesma, venha a progredir pelo espaço de jogo.

A marcação é classificada da seguinte forma:
1. Marcação individual:
Tem como objetivo, exercer ação de marcar de forma direta a um determinado oponente.
2. Marcação por zona:
A marcação visa ocupar um determinado espaço ou setor da quadra de jogo.
3. Marcação mista:
Combina as ações da marcação individual e de zona.


Sistema e Tática: Qual a diferença?
Sistema Tática
Sistema: Trata-se do modo como são posicionados os jogadores em quadra



Tática: É a maneira pela qual se aplicam os sistemas de combinar o jogo de ataque e de defesa, explorar as deficiências e neutralizar potencialidades em busca da vitória.

Tipos de Marcação

Individual: tem como objetivo executar a marcação direta de um adversário. pressão parcial e pressão total.
Zona: marcação em um determinado espaço ou setor da quadra de jogo.
Mista: é a combinação das ações de marcação individual e por zona.

Os atletas


Jogadores
Goleiro (G)
Fixo (F)
Ala (A)
Pivô (P)

PRINCIPAIS REGRAS


A Quadra
a) Comprimento: 42m (máximo), 25m (mínimo)
b) Largura: 25m (máximo), 15m (mínimo)
c) Área de meta: raio de 6m
d) Penalidade máxima: 6m
e) Tiro livre sem barreira: 10m
f) Circulo central: raio de 3m
g) Metas (goleiras): 3m x 2m






Número e Substituições dos Atletas
a) Iniciar uma partida: cinco atletas
b) Ficar em quadra: três atletas
c) Máximo no banco de reservas: sete atletas
d) O número de substituições é ilimitada, deve-se fazer sempre uma substituição na
zona de substituição.

Equipamentos Necessários
a) Tênis sem trava, meias, calção, camisas com números
b) Os goleiros devem apresentar camisas de cores diferentes dos demais jogadores.

Duração da Partida e Pedidos de Tempo
a) Dois tempos de 20 minutos cada com 10 minutos de intervalo, cada vez que
houver uma paralisação (saída de bola, falta, etc) o tempo cronometrado é
paralisado.
b) Cada treinador pode pedir apenas um tempo de um minuto por período.

Saída de Centro
Na saída de centro a bola sempre deve ser rolada para frente, vale o gol direto. O time que rolar a bola para trás, será penalizado com um tiro livre indireto do mesmo local.

Infrações (faltas)
a) Faltas Técnicas: dar ou ter intenção de dar pontapé, calçar, bater, empurrar,
obstruir intencionalmente, trancar e outros do gênero. Tendo como punição uma falta pessoal e coletiva. O atleta que cometer 5 faltas técnicas ou pessoais, será desclassificado da partida, sendo substituído por outro jogador.
b) Faltas Pessoais: o goleiro segurar a bola por mais de quatro segundos, demorar mais que quatro segundos para a cobrança de uma falta ou quatro segundos com a bola dentro da área de defesa. Outras formas de faltas pessoais é o bi-toque, tocar na bola sem algum equipamento (principalmente tênis). Tendo como punição uma falta pessoal e coletiva. Será punido a equipe infratora, com a cobrança de um TIRO LIVRE INDIRETO a ser executado pelo adversário, no local onde ocorreu a infração. Se cometida dentro da área de meta do infrator, o tiro deverá ser executado sobre a linha da área, no local mais próximo da infração.
c) Faltas Disciplinares: quando o atleta ou comissão técnica comete atos de
indisciplina verbal ou atitudes anti-desportivas. Tendo como punição uma
advertência ou até mesmo uma expulsão e após a quinta falta tiro livre sem
barreira.

Cartões
a) Amarelo: advertência
b) Vermelho: expulsão (dois minutos ou tomar um gol)

Tiros Livres (direto e indireto)
a) Faltas com barreira (5 metros até a quinta falta, a partir da sexta falta, tiro livre da linha dos 10 metros, ou mais próximo, sem barreira).
b) O executor do tiro livre de 10m deverá obrigatoriamente chutar a bola em
direção a meta, com a intenção de assinalar um tento (gol), sendo proibido o
passe para outro jogador de sua equipe.
c) Se um atleta recuar a bola (tiro livre direto ou indireto) para o goleiro e esta
entra diretamente no gol, deverá ser marcado um arremesso de canto a favor da equipe adversária.

Penalidade Máxima
Faltas dentro da área (distância 6 metros e o goleiro deve permanecer na linha do gol), o executante não é obrigado a chutar a bola em direção à meta, podendo passar a bola para outro companheiro.

Tiro de Meta e Ações do Goleiro
a) O goleiro deve cobrar o tiro de meta somente com a mão.
b) Para devolver a bola para o goleiro, a bola deve ultrapassar o meio da quadra, bater no adversário ou sair pela lateral (se acontecer alguma destas
infrações, será concedido um arremesso lateral para a equipe adversária). O
goleiro só poderá pegar a bola recuada com a mão se atrasada pelo seu companheiro com parte acima do joelho (coxa, peito, cabeça).
c) O goleiro utilizara os pés na quadra de defesa por quatro segundos, na quadra de ataque o tempo é livre, na sua área, quatro segundos com as mãos ou os pés.
d) Não será válido o tento assinalado diretamente de arremesso de meta tocando ou não no goleiro.

Arremesso Lateral
a) A bola deve estar em cima da linha ou até 20 cm antes de linha.
b) Se um jogador cobrar o tiro lateral contra sua própria meta, e a bola tocar em qualquer jogador e entrar no gol, o tento será válido. Se penetrar diretamente o gol não será válido, será cobrado tiro de canto em favor da equipe adversária.
c) Se um jogador cobrar o tiro lateral contra a meta adversária, e a bola tocar em qualquer jogador e entrar no gol, o tento será válido. Se penetrar diretamente o gol não será válido, será cobrado, será cobrado arremesso de meta em favor da equipe adversária.

Arremesso de Canto
a) Vale gol direto, dentro do semi círculo.
b) Não vale gol contra, tocando ou não no goleiro, a partida será reiniciada com um arremesso de canto em favor da equipe adversário.

Habilidades do Goleiro no futsal: Pegada,   reposição, lançamento, defesas altas, defesas baixas, saídas de gol, jogo de quadra.

Defensivas

1-Pegada:é quando o goleiro faz,com as mãos, uma resistência à bola. Quando a bola vem alta, os polegares do goleiro devem voltar-se para dentro. Quando a bola vem baixa e rasteira, os polegares devem voltar-se para fora. E para bolas vindas a altura do tronco, o goleiro deve fazer o encaixe.

2-Defesas altas e baixas: as que são realizadas da linha do quadril para cima. Enquanto as defesas baixas são do quadril para baixo. Relevante que estas defesas dependerão, minimamente, de duas variáveis: força e velocidade da bola.
Observe:
- para bolas fortes e velozes que vêm na direção do goleiro, sugere-se espalmar.
- Se a bola vier fora do alcance do goleiro, sugerem-se que das laterais e saltos;
- Para bolas fracas e lentas: sugere-se a pegada;

Ofensivas
1.Reposição:  acontece quando, como uso das mãos, o goleiro coloca a bola em jogo na sua meia quadra. A reposição deve visar um companheiro bem colocado ou um espaço livre. Deve ser feita com segurança, não expondo a equipe a investidas do adversário.
2.Lançamento: é diferente da reposição apenas num ponto: é feito na meia-quadra de ataque. Com a nova regra do arremesso de meta, onde não é necessário repor a bola na sua meia-quadra defensiva, esta habilidade será ainda mais utilizada.
3.Jogo  de quadra: caracterizado pela utilização das habilidades domínio(recepção), passe, chute e drible(se for na quadra de ataque). Tanto melhor se o goleiro for hábil nas quatro. Entretanto, minimamente, precisa ser bom pelo menos em duas: domínio e passe ou domínio e chute.





Fonte:ProfessorAdsonBarrosSantana–
http://adsonbarros.blogspot.comMais artigos sobre fundamentos no futsal –
http://www.futsalbrasil.com.br/artigos/artigo.php?cd_artigo=26

REGRAS DE FUTSAL 2011

3 comentários:

  1. RESPONDA:
    1. Quantos jogadores têm em um time de futsal?

    2.Qual o objetivo do futsal?

    3.Qual a metragem da quadra?

    4.Onde o jogo é iniciado?

    5. Em que ano surgiu o futsal?

    6. Quais são os fundamentos do futsal?

    8. Qual o tempo oficial de uma partida de futsal?

    9. Cite três linhas de uma quadra de futsal?

    10.CITE TRÊS REGRAS DO FUTSAL?

    11. Onde começou o futsal?

    12. Defina Passe:

    13. Defina recepção:

    14. Quais os tipos de condução de bola em relação a trajetória?

    15. Quais são as posições dos atletas?

    15. Quais os tipos de chute?

    16. Qual a diferença de Sistema e Tática de jogo?

    17. Quais os tipos de sistemas?

    18. Quais os tipos de Marcações?

    19. Onde é cobrado o arremesso lateral?

    20. Para fazer as cobranças de tiro de canto e lateral, utilizamos o pé ou a mão?

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  2. LEMBRANDO QUE PARA RESPONDER AS QUESTÕES TAMBÉM SERÁ NECESSÁRIO PESQUISAR NO TRABALHO SOLICITADO SOBRE "HISTÓRIA DO FUTSAL" E NO ITEM DESTE BLOG SOBRE O LIVRO DE REGRAS DO FUTSAL.

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  3. LIVRO DE REGRAS DO FUTSAL:

    http://carolinegarcia2011.blogspot.com/2011/06/regras-do-futsal.html

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